Loading…
teste

Tireoide: o que você precisa saber sobre a glândula

Você sabe o que é a tireoide, sua importância para o funcionamento do organismo e quando dar a devida atenção para ela?

A tireoide é uma glândula no formato de borboleta localizada, na parte de frente do pescoço. É dali que, a glândula que pesa em torno de 25 gramas (em adultos), controla diversas funções do organismo.

É ela quem produz dois hormônios que você provavelmente já viu nos exames solicitados pelos médicos: T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). Esses hormônios atuam em órgãos imprescindíveis para o ser humano, como coração, cérebro, fígado e rins, e também interfere diretamente no crescimento das crianças, humor, peso, ciclo menstrual, memória e até fertilidade.

Quando a tireoide produz hormônios em excesso, o problema é chamado de hipertireoidismo. Já a baixa produção de hormônios é chamada de hipotireoidismo. Ambos causam desequilíbrio no organismo e, consequentemente, geram sintomas indesejáveis.

O hipertireoidismo deixa todo o organismo mais acelerado, causando batimento cardíaco mais acelerado, insônia, calor, suor, pele úmida, irritabilidade, agitação e disfunção intestinal (mais idas ao banheiro).

Já o hipotireoidismo deixa o organismo mais lento. Os sintomas mais comuns são batimento cardíaco mais devagar, aumento de peso, constipação intestinal, pele seca, cansaço, sonolência, falta de concentração e, em alguns casos, depressão.

Essas alterações podem acontecer em qualquer período da vida, atingindo crianças, adultos e idosos, tanto homens quanto mulheres.

Ao perceber alguns desses sintomas é importante consultar um médico endocrinologista, que solicitará exames para confirmar ou não o diagnóstico e passar o melhor tratamento.

Para lidar de maneira mais saudável com as disfunções da tireoide, faça acompanhamento médico com exames de sangue regulares e siga um cardápio de alimentação que mantenha sua saúde física e mental em dia.